Especialidades

Distúrbio do Sono

A arquitetura do sono está relacionada com as horas e fases do sono( que se intercalam). As fases do sono ( REM e Não REM) se alternam em ciclos recorrentes durante toda a noite, variando de acordo com cada faixa etária, até que alcance o padrão de sono do adulto. Em relação às horas de sono podemos definir a média em recém- nascidos geralmente de 16-20h de sono, lactentes 14h, pré-escolares 12h, escolares 10-12h, adolescentes 9h e adultos geralmente 8h de sono.

Os distúrbios de sono na faixa pediátrica são definidos e agrupados de acordo com o tipo de perturbação da arquitetura do sono. Estes podem se dividir em dissonias ( transtornos que afetam tanto o sono como a vigília) e parassonias que são eventos fisiológicos ou comportamentais anormais que ocorrem em determinada fase do sono.

Caracterizar possíveis alterações nos ciclos de sono, sintomas associados, local de descanso, assim como, história familiar de distúrbios de sono, são questionamentos importantes na avaliação destes pacientes e fundamentais frente a uma queixa de uma criança que Não Dorme.

O mais relevante na condução de uma criança com distúrbio de sono é saber que queixas associadas de sonolência diurna excessiva, irritabilidade, dispersão/ desatenção e até mesmo quadros de cefaleia ou distúrbios de aprendizagem podem estar intimamente relacionadas com a alteração na arquitetura do sono e necessitam de intervenção e tratamento específicos.

Pré-Agende uma consulta

Nós retornaremos pra você!

Instagram